sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A MAGIA DE EDUCAR

Educar e o Sentimento de Magia
Adaptado em 02/12/2010.

Educação é um sentimento mágico. Compromete e envolve o sujeito.
Toma conta do coração e do cérebro e segue passando por cada músculo, por todo organismo, penetrando nos poros e na pele, tornando-se visceral. Faz com que os olhos brilhem no momento das descobertas, trazendo sensações indescritíveis na medida em que questões subjetivas de cada ser se manifestam. Despertando desejos de mergulhar mais fundo no mundo do conhecimento, na aventura de inventar novos poderes que só a imaginação e o saber construído por cada um, em cada momento histórico proporcionam. Não é algo que acontece do nada. Precisa ser organizado, planejado, desejado por todos e todas e a partir disso vivenciado.
Tendo claro que educar e educar-se é vencer desafios a cada momento. Devido a complexidade dos seres que se envolvem no processo educacional, tanto o que ensina e aprende, quanto o que aprende e ensina, passam por sensações múltiplas e únicas, pois cada dia na escola, ou na sala de aula, é descobrir que a vida não para e o que se conheceu ontem, hoje terá outro sentido e outro olhar, terá um novo sabor.
A magia das relações epistemológicas produzem possibilidades de aventurar-se por muitos caminhos, onde na maioria das vezes o destino é incerto. Alguns sujeitos poderão alçar longos vôos, outros circularão nas proximidades. É preciso uma dose maior de provocação, desafiar a olhar para a vida e para o mundo por ângulos ainda não experimentados. E nesse caminhar em direção ao processo de construção, que as descobertas de conhecimentos e de saberes proporcionam, é que o sujeito humano, ator principal das ações, torna-se melhor, mais humano e mais feliz.
Nesse sentido, professores e professoras são seres mágicos, que provocam uma alquimia cotidiana, onde as vidas são transformadas e por conseqüência a sociedade também será transformada. Mas é preciso acreditar, respeitar e legitimar esse encantamento e essa magia de EDUCAR.

Lembrem-se sempre: Não é com mágica que se faz um bom trabalho, é com um bom trabalho que se faz mágicas.

FELIZ 2011 A TODOS E TODAS

Lilo Dorneles.

www.professorlilo.com.br
sementemagica@professorlilo.com.br
0XX51 - 3049 0100

Nenhum comentário:

Postar um comentário