quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SEÇÃO: TROCANDO IDÉIAS

OS BONS CONSELHOS DO LOBO BOM E DO GRANDE RABANETE





Estimular e desenvolver nos alunos hábitos saudáveis de alimentação, além disso, a criatividade, o senso crítico e valores de cidadania, por meio do encanto e da magia dos contos: CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO BOM (História Original: Charles Perrault Versão Adaptada: Izildinha Houck Micheski).E O GRANDE RABANETE

De acordo com Lobo Bom devemos ter uma alimentação variada. A partir de pesquisa sobre o assunto, até mesmo com os pais, confeccionamos cartazes com diversos tipos de alimentos propícios para cada refeição do dia (café da manhã, almoço, janta, lanches em geral e sobremesas, inclusive frutas e verduras).

Observando a grande curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos, e estimulados de forma lúdica com a história O grande Rabanete despertou-se o interesse e o comprometimento nas crianças no cultivo da horta. Logo, semeamos sementes de rabanetes e plantamos mudas de alface e de temperinhos, além disso, todos os colegas da escola irão degustar os alimentos semeados, cultivados e colhidos.

Foram anotados junto com os alunos todos os processos, detalhadamente, feitos pela turma, desde o preparo da terra até a irrigação, com o objetivo de criarmos uma história.

O desafio iniciou-se com as seguintes palavras ERA UMA VEZ...

Reformulando as frases com as crianças, com muito questionamento e várias releituras da produção coletiva dos pequeninos, o objetivo foi alcançado. E coletivamente desenhamos a história em um cartaz.
O novo desafio será a criação de um espantalho para nossa horta.


Projeto da Professora Michele e sua turma

EMEI CLAUDY SCHAEFER - HORTA


clique na imagem para visualizar o álbum de fotos da horta. Não esqueça de deixar o seu comentário.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário