domingo, 23 de agosto de 2009

QUALIFICANDO O BRINCAR DOS NOSSOS ALUNOS


Playground adquirido com recursos da escola, realizamos eventos com este propósito e conquistamos o objetivo. Nossos alunos ficaram felizes e radiantes com a novidade. pois conseguem desfrutar do equipamento aprendendo e desenvolvendo muitas habilidades através das brincadeiras.
Autores como Brougère (1198), Uldwin e Shmukler (1981) e Vygotsky (1984) afirmam que ao brincar as crianças reproduzem aspectos de uma sociedade e do mundo adulto, como uma forma de compreender, por meio da simulação, a moral dominante do meio, na qual está inserida (apud Santos e Koller, 2003).
Acredita-se que o brincar existe desde o surgimento do homem, pois com qualquer objeto pode-se inventar uma brincadeira, pode-se criar um brinquedo, desde um simples cabo de madeira, que se pode fazer de cavalo, como uma folha, uma pedrinha que se pode inventar diferentes brinquedos, dependendo da imaginação de cada um.
Há referências de que durante a antiguidade, há mais de 2500 anos, a garotada se divertia com bigas de brinquedo (carros puxados por dois cavalos), que eram justamente os veículos que iriam usar quando crescessem (Friederichs)
Dessa forma, entendemos que estimular a brincadeira é estimular a vida. Além disso, é estimular o vínculo de prazer e de alegria com a instituição escola e com a Educação, pois esta é a principal tarefa da criança e da escola, compromisso com a infância saudável, que é a base de uma sociedade saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário