sexta-feira, 31 de julho de 2009

SEÇÃO - TROCA DE IDÉIAS - Professora Aline e sua turma


Aqui ela conta a história "O sanduíche da Maricota", os alunos atentos participam ativamente em vários momentos. De acordo com a professora Aline, os objetivos foram: - Estimular bons hábitos de nutrição; - Conscientizar as crianças sobre a seriedade e os motivos pelos quais precisamos nos alimentar corretamente e informar sobre os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
"Montamos um bifê de ingredientes para a montagem dos sanduíches e cada aluno fez o seu".
Além desse projeto, a professora Aline tem ainda a horta da Claudy. Onde cada aluno de sua turma se responsabiliza por cultivar o seu espaço, que é dentro de uma garrafa pet cortada ao meio. Percebe-se a motivação e a alegria do grupo, cuidando de seus temperos e chás.

Vejam aqui a sequência de atividades relacionadas a esse projeto:

Por essa atividade estar inserida num projeto maior dentro do assunto Alimentação, essa terá informações e atividades bem específicas quanto ao Livro : Sanduíche da Maricota.

• Leitura realizada pela professora com a utilização do livro;
• Leitura realizada pelos alunos, através das imagens e lembranças registradas do que foi lido pela professora;
• Desenho por parte dos alunos, do que entenderam da história;
• Atividades de ligar os animais aos alimentos de interesse.
• Atividade de bingo, onde os alunos sorteiam os animais e precisam lembrar o ingrediente sugerido no sanduíche da Maricota;
• Conversa sobre os animais que apareceram na história e suas alimentações;
• Conversa sobre a nossa alimentação e se podemos comer algum dos ingredientes sugeridos na história.
• Teatro de fantoches. Por mais que a turma já conheça a história, no momento em que a turma do Maternal III e do Jardim A se uniram para assistir ao teatro, O J.A. ficou bastante apreensivo e interessado em ajudar na história, porém, a atenção continuou como se nunca tivessem ouvido a mesma.
• Novamente uma conversa sobre os animais da história e seus ingredientes, porém após essa, indagamos sobre o que cada aluno gostaria de colocar no seu sanduíche caso fosse possível de realizar naquele momento.
• Após a demonstração de interesse, os alunos foram contemplados por uma surpresa, pois puderam montar o seu próprio sanduíche com os ingredientes desejados.
• Para que a escrita continue sendo instigada, a cada ingrediente apresentado a mesa, há uma placa contendo a sua palavra em letra cursiva, onde podem fazer comparações entre elas e seus nomes;
• Durante a preparação de cada sanduíche, os ingredientes escolhidos pelos alunos, serão anotados pela professora, para que um gráfico seja realizado e assim poderão perceber os diferentes ingredientes que cada aluno escolheu.
• Para a construção do gráfico, as professoras das turmas mencionadas, já terão confeccionado o painel, porém a contribuição dos alunos se dará no momento em que eles forem indagados, caso ainda se lembrem, de quais foram os ingredientes escolhidos no dia do preparo do Sanduíche. Caso, eles não lembrem, as professoras irão ajudar. E assim, irão colar bolinhas coloridas nos ingredientes escolhidos.
• Conversa sobre quem escolheu mais ou menos ingredientes
• Conversa sobre os ingredientes que não foram escolhidos e o porquê.

Culminância:

Preparo de um sanduíche com os seguintes ingredientes: Pão, queijo, mortadela, margarina, ovo, cenoura ralada, beterraba ralada, alface e tomate. Cada aluno irá montar o seu próprio sanduíche com os ingredientes de livre escolha entre os oferecidos na mesa. Após, estarão fazendo um lanche coletivo, onde demonstram a união existente entre as turmas participantes.

2 comentários:

  1. Certamente esse projeto vai dar o que falar. Pelo menos os alunos já estão com várias sementinhas plantadas, além das sementes de alimentos, as sementes do aprender pelo prazer já estão nascendo e garanto que eles farão a diferença em nosso mundo. Pois esse é o meu papel.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Aline,
    Sem dúvida um belo projeto,de muita importância para a qualidade de vida desses alunos e seus familiares, pois muitas vezes, os alunos dividem as informações coma família.
    Bacana a consistência na metodologia que você tem impresso no desenvolvimento, na medida em que vai aprofundando cada vez mais, ligando fios, que juntos tecem uma grande rede de informações acerca de sua proposta. certamente seus alunos ganharão muito com a sua pré-disposição.

    Felicidades e sucesso no seu ensinar e no seu aprender cotidiano.

    abração

    Professor Lilo Dorneles - www.professorlilo.com.br

    ResponderExcluir